terça-feira, 7 de agosto de 2012

REDE SOCIAL - Atividade com mobilidade: nativo ou imigrante digital?

O objetivo deste post é elaborar uma atividade para a Educação a Distância. Essa atividade deve ser concebida para um material didático impresso.

Título: Acessibilidade, por onde andas?

A acessibilidade – conceito de planejamento urbano que permite que pessoas com dificuldades motoras consigam se locomover pelos espaços públicos e usufruir de lazer, trabalho e educação – ainda não se tornou prioridade para as cidades brasileiras. Esta é a tônica da campanha criada por uma agência paulista para a Associação Desportiva para Deficientes - ADD.
Foto 1: Peça publicitária
fonte: http://colunistas.ig.com.br/cip/tag/acessibilidade/

As peças mostram que os atletas da entidade não enfrentam adversários apenas quando estão competindo. As peças publicitárias revelam o quanto é difícil para os portadores de deficiência física se locomover, por conta da falta de rampas e de outras adaptações necessárias para cadeirantes.

Foto 2: Peça publicitária
fonte: http://colunistas.ig.com.br/cip/tag/acessibilidade/

A campanha começa a ser veiculada a partir do mês de maio de 2009 em revistas e jornais do Estado de São Paulo. E na sua cidade, como estão às estruturas dos lugares públicos como pontos de ônibus, de travessias de pedestres e as calçadas das vias públicas no que tangem a acessibilidade motora?

Foto 3: calçada de uma via pública no bairro Batista Campos, Belém - Pará.
Fonte: Jornal TVRBA



Foto 4: calçada de uma via pública no Bairro de São Braz, na Av. Gentil Bitencourt esquina com trav. 9 de Janeiro, Belém – Pará
Fonte: Celular Samsung (webcam 1.3 mpxl) do Alexandre Diniz

1. Modelo da Atividade: Estudo de caso

2. Objetivos:

a) Apresentar ações para corrigir a falta de estrutura para a Acessibilidade motora do cidadão brasileiro nos pontos de serviços públicos, ruas, avenidas e calçadas;

b) Utilizar equipamento portátil como celular para fotografar e gravar imagens dos pontos de serviços públicos.

3. Corpo da atividade:


O aluno deverá apresentar no fórum, pelo menos dois pontos entre lugares públicos que possuam e não possuam ações estruturais disponíveis com a Acessibilidade motora, diante disso fará as seguintes ações:
a. Comentar a imagem apresentada, como por exemplo, sua localidade (rua, avenida, travessa, bairro, cidade);
b. Comentar sua finalidade, como por exemplo: Utilizado para guiar deficientes visuais pelas calçadas públicas;
a. Comentar por meio de áudio ou apresentar uma pessoa que possa comentar que pode/poderia ser realizado para sanar ou modificar o ambiente (espaço físico) por meio de Acessibilidade motora.


4. Referências
Longe de ser espaço para todos. Site TV RBA http://www.tvrba.com.br/noticias_cont.php?nIdNoticia=9024 acessado em 30/06/2012
Falta de estrutura das cidades é maior desafio de atletas deficientes. http://colunistas.ig.com.br/cip/tag/acessibilidade/ acessado em 30/06/2012

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